Os D.E.L.E. (Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira) possibilitam a entrada no mundo laboral dos países hispanofalantes ou matricular-se nas suas Universidades.
O Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação de Espanha, outorga os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). Trata-se de títulos oficiais, acreditados do grau de competência e domínio do idioma espanhol.
Existem seis níveis nos Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira. Cada um deles obtém-se através da superação do respetivo exame e distribuem-se do seguinte modo:
· O Diploma de Espanhol Nível A1 acredita a competência linguística suficiente para compreender e utilizar expressões quotidianas de uso frequente em qualquer lugar do mundo hispanofalante, direcionadas para satisfazer necessidades imediatas; para pedir e dar informação pessoal básica sobre si próprio e sobre a vida diária e para interatuar de forma elementar com falantes, sempre que estes falem devagar e com claridade e estejam dispostos a cooperar.
· O Diploma de Espanhol Nível A2 acredita o candidato a ser capaz de compreender frases e expressões quotidianas de uso frequente relacionadas com áreas de experiências que são especialmente relevantes (informação básica sobre si próprio e sua família, compras, lugares de interesse, ocupações, etc.)
§ O Diploma de Espanhol Nível B1 (Inicial) acredita a competência linguística suficiente para compreender e reagir adequadamente perante as situações mais habituais da vida quotidiana e para e para comunicar desejos e necessidades de forma básica.
§ O Diploma de Espanhol Nível B2 (Intermédio) acredita competência linguística suficiente para encarar as situações correntes da vida quotidiana, em circunstâncias normais de comunicação que não requeiram um uso especializado da língua.
§ O Diploma de Espanhol Nível C2 (Superior) acredita competência linguística necessária para encarar as situações que requeiram um uso elevado da língua e um conhecimento dos hábitos culturais que se manifestam através dela.